quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ORIGEM DO POVOADO

Em princípios do século 19, já havia um caminho, ligando a cidade deVitória de Santo Antão, então povoado, ao povoado de Bonito, passando peloentão povoado de Gravatá, propriedade Urtiga, Riachão dos Torres, povoadoCaiana, indo juntar-se ao caminho vindo de Bezerros na propriedade“Passagem”, a 500 metros da elevação “Boca da Mata”.Entre os anos de 1926/30, a Jiama Pinto Alves Cia, estabelecida comocompras de café em Bonito, melhorou este caminho, transformando-o emrodagem, onde trafegavam caminhões e automóveis. Esta rodagemposteriormente foi ligada a Bezerros e Caruaru, transportando váriasmercadorias, principalmente café.
 
Na medida em que o mercado consumidor da Europa se expandia,aumentava-se as áreas cultivadas no interior da província de Pernambuco,sobretudo as atividades açucareiras. Engenhos foram fundados, intensificou-setambém o cultivo da mandioca e do café no vale do Serinhaém, onde estetornara perene, através de seus afluentes, o riacho da Boa Vista, o Brejão e oAlexandria; isto já na Zona da Mata Sul. Enquanto no Agreste, às margens doIpojuca intensificava-se a criação de gado, o cultivo do milho, feijão, mamona ealgodão.Havendo um caminho, saindo do povoado de Bezerros e subindo aSerra do Retiro, atingindo a nascente do rio Serinhaém e daí marcando-o,passando pela elevação Boca da Mata e atravessando o dito rio, abaixo 500metros desta elevação.
 
Daí atingindo a propriedade Alexandria, em demandaao sul da província.Por este caminho escoava grande parte das boiadas que se dirigiam aosul, cujos tangerinos e cajueiros voltavam trazendo açúcar, raspadura, farinha,etc.No ano de 1925, um grupo de revolucionários liderados pelo tenenteCleto Campelo, depois de sublevar a cidade de Jaboatão, tomaram um trem eatacaram as cidades de Vitória de Santo Antão e Gravatá, havendo o referidooficial morrido nesta última cidade. Daí, o restante da tropa embarcou novamente, desembarcando na localidade “Topada”, hoje Insurreição, e fugiram em direção ao estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário