quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Casa do início do século XX. Pertenceu a Onací Souto Andrade



(1ª  imagem)Casa do início do século XX. Pertenceu a Georgina Pessoa Souto Maior
(2ª  imagem)Painel em relevo fixado na parede lateral da agência do Banco do Brasil,onde se representam a colheita da laranja e o buscapé, símbolos de Sairé

(1ª imagem)Vista atual do sítio Limeira, antigo engenho de Sairé
                                      (2ª imagem) Vista atual do sítio Água Branca, antigo engenho de Sairé
Ruínas do antigo engenho Alexandria, que pertenceu a José Manoel Ferreira Pontes e posteriormente a seu filho Joaquim Manoel Ferreira Pontes. A casa retratada já não existe mais.

ENGENHOS DE AÇUCAR E RASPADURA

Nos anos antepassados, o distrito de São Miguel, hoje Sairé, contava com 25engenhos para o fabrico de raspadura, sendo que o engenho Alexandria,pertencnete ao coronel Joaquim Pontes, fabricava açúcar e a tradicional efamosa aguardente de cabeça. A mesma era vendida ou distribuída para outrosmunicípios.



LimeiraSeverino José Ferreira Pontes
Água BrancaJosé Pontes Neto (Zuca Pontes)
Caga FogoLuiz Pontes
AlexandriaCel. Quincas Pontes
SerrariaJosé Florêncio de Barros
PrimaveraJosé Manoel de Albuquerque (senhor Badé)
SapucaiaMajor Antônio Pessoa (Toinho Pessoa)
SapucaiaCazuzinha Menino
Cachoeira GrandeJúlio Latino Bezerra
CachoeiraJoão Bezerra de Vasconcelos (Janjão Maria)
Boa VistaJosé Maria do Nascimento
RiachãoLourenço Andrade Bezerra
Barra de Boa VistaSerapião Bezerra Leite (Sera)
Barra de PenonIsídio Ferreira Leite
CaprichoManoel Josino
Boa Vista BaixaOlavo Joaquim de Santana
Boa SorteFrancisco Ferreira Pontes
Riachão do ItapegipeJosé Azevedo e Silva Júnior
PrimaveraSeverino Lins de Andrade
AntasFrancisco Luiz
GiaLuiz Lulu
CedroAntônio Vicente
Sapucaia AltaJosé Francisco da Silva
Boa VistaFrancisco B. de Vasconcelos (Chiquinho)
Brejo NovoManoel do Brejo Novo

ORIGEM DO POVOADO

Em princípios do século 19, já havia um caminho, ligando a cidade deVitória de Santo Antão, então povoado, ao povoado de Bonito, passando peloentão povoado de Gravatá, propriedade Urtiga, Riachão dos Torres, povoadoCaiana, indo juntar-se ao caminho vindo de Bezerros na propriedade“Passagem”, a 500 metros da elevação “Boca da Mata”.Entre os anos de 1926/30, a Jiama Pinto Alves Cia, estabelecida comocompras de café em Bonito, melhorou este caminho, transformando-o emrodagem, onde trafegavam caminhões e automóveis. Esta rodagemposteriormente foi ligada a Bezerros e Caruaru, transportando váriasmercadorias, principalmente café.
 
Na medida em que o mercado consumidor da Europa se expandia,aumentava-se as áreas cultivadas no interior da província de Pernambuco,sobretudo as atividades açucareiras. Engenhos foram fundados, intensificou-setambém o cultivo da mandioca e do café no vale do Serinhaém, onde estetornara perene, através de seus afluentes, o riacho da Boa Vista, o Brejão e oAlexandria; isto já na Zona da Mata Sul. Enquanto no Agreste, às margens doIpojuca intensificava-se a criação de gado, o cultivo do milho, feijão, mamona ealgodão.Havendo um caminho, saindo do povoado de Bezerros e subindo aSerra do Retiro, atingindo a nascente do rio Serinhaém e daí marcando-o,passando pela elevação Boca da Mata e atravessando o dito rio, abaixo 500metros desta elevação.
 
Daí atingindo a propriedade Alexandria, em demandaao sul da província.Por este caminho escoava grande parte das boiadas que se dirigiam aosul, cujos tangerinos e cajueiros voltavam trazendo açúcar, raspadura, farinha,etc.No ano de 1925, um grupo de revolucionários liderados pelo tenenteCleto Campelo, depois de sublevar a cidade de Jaboatão, tomaram um trem eatacaram as cidades de Vitória de Santo Antão e Gravatá, havendo o referidooficial morrido nesta última cidade. Daí, o restante da tropa embarcou novamente, desembarcando na localidade “Topada”, hoje Insurreição, e fugiram em direção ao estado da Paraíba.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SAIRÉ

História

O povoamento de Sairé iniciou-se após a abertura de um caminho que ligava o povoado de São José dos Bezerros ao sul do estado, passando pela Vila Bonito, por iniciativa dos fazendeiros, almocreves e tropeiros. Como era uma região de florestas, o local à margem deste caminho onde hoje está situado o município de Sairé ficou conhecido como Boca da Mata. Os primeiros povoadores dedicaram-se ao cultivo da mandioca e da cana-de-açúcar e posteriormente café. Em 1896 tornou-se distrito São Miguel, subordinado a Bezerros. Pelo decreto-lei nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de São Miguel, passou a denominar-se Sairé. A lei estadual nº 4.942, de 20 de dezembro de 1963, deu autonomia ao município.
Durante o período em que foi pertencente ao município de Bezerros, houve na região o florescimento de diversos engenhos de cana, que produziam açúcar, aguardente e raspadura. A partir da segunda metade do século XX, entretanto, esses engenhos entraram em decadência e hoje praticamente foi extinta sua antiga atividade.
O topônimo Sairé tem significado controvertido. Alguns atribuem a uma corruptela de Sirinhaém, o rio. Já Luiz Caldas Tibiriçá acredita significar "saíra diferente", uma espécie de saíra.
A história de Sairé foi publicada em duas obras:
"Sairé: reminiscências de um povo que caminha com São Miguel", de autoria de Flávio Guerra, e "Sairé: datas e acontecimentos", de autoria de Miguel Pessoa das Neves, que pode ser acessado em Sairé: datas e acontecimentos.

Lista de ex-prefeitos do município de Sairé
Luiz Gonzaga de Oliveira e Silva, 1964 – 1964;
Cláudio Bezerra da Silva, 1964 – 1964;
Airton José Vasconcelos, 1964 – 1965;
Severino Pessoa Pontes, 1965 – 1970;
Onaci Souto Andrade, 1970 – 1972;
José Bezerra da Silva, 1973 – 1976;
Severino Pessoa Pontes, 1977 – 1982;
Everaldo Dias de Arruda, 1983 – 1988;
José Andrade Neves, 1989 – 1992;
Everaldo Dias de Arruda, 1993 – 1996;
Valdomiro Marinho de Araújo, 1997 – 2000;
Isaías Ferreira, 2001 - 2004;
Everaldo Dias de Arruda, 2005 - 2008;
Everaldo Dias de Arruda, 2009 - 2012.

 Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º19'39" sul e a uma longitude 35º42'20" oeste, estando a uma altitude de 663 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.950 habitantes.
Possui uma área de 198,78 km².

 Hidrografia

A região é abastecida pela bacia hidrográfica do Rio Ipojuca, que é um dos rios mais poluídos do país.[6] A água do Rio Ipojuca, além do abastecimento, também é usada para receber efluentes domésticos (esgoto sanitário)e receber efluentes agroindustrial e industrial.

 Vegetação

A vegetação de Sairé é basicamente de Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, características de áreas agrestes.

Bairros

  • Centro - Cohab - Vale Verde - São Sebastião - Abrigo - Loteamento - Onaci Souto Andrade e Zona Rural

Povoados

  • Insurreição